quarta-feira, 20 de abril de 2016

Da aula de hoje (4ª20 Abril)

1. O essencial e o acessório
1.1. «Quando alguém aponta para a lua...» 
1.1.1. Quem é o tonto?
1.1.2. «Os políticos são todos corruptos!»
1.1.3. «Eu não sou parvo, não voto em chulos!»
1.1.4. Parábola dos dois monges que encontram uma dama
1.1.5. Fábula da raposa e da cegonha
1.2. Estudar - modo de usar
1.2.1. Marrar para o exame
1.2.2. Para quê ler Os Maias se posso ler o resumo?
1.2.3. Ir ver os resultados - «Conta-me lá quem é o culpado?»
1.2.4. «Mastiga a minha comida por mim, se fazes favor»
1.2.5. «Para quê repetir os mesmos erros que a minha mãe?» (Talvez porque, sendo comigo, não são os mesmos erros)
1.2.6. Descobrir a pólvora, o lado bom do provérbio: encontrar, por mim, o caminho
1.3. O não-leitor 
1.3.1. O não-leitor que se queixa de no filme lhe estarem a mentir «porque não existem bruxas»
1.3.2. O não-leitor que se queixa de o livro ser «uma seca»
1.3.3. O não-leitor que não cumpre o contrato
2. Debate: quão importante é a linguagem?
2.1. É a nossa profissão
2.2. A caixa de Pandora
3. Influência, intertextualidade
3,1, O sr. Wilde e o cartoon que o cita
3.2. Dois monólogos de Shylock.  

Sem comentários:

Enviar um comentário