quinta-feira, 3 de março de 2016

Aula seis. 1.7. O cachecol do artista

1. FC (cont.): Fingir falar do futuro para falar de hoje
      1.1. «Amar-te-ei para sempre». Tradução: «Hoje amo-te muito - tanto que me parece que será                    para sempre.»
      1.2. Como filmar o futuro sem dinheiro para efeitos especiais? Solaris: Cena da auto-estrada.
      1.3. Solaris (1972). Filme completo. Aqui.
      1.4. Geoff Dyer (2012): Zona. «A Book about a Film about a Journey to a Room.»
2. O Monge e o Peixe: alguns aspectos a corrigir.
      2.1. Cena do hospital: alguma semelhança?
      2.2. Arte Poética. Um poema de Adília Lopes
      2.3. Os monges e a dama
3. O cachecol do artista
      3.1. Charles Bukowski.
             3.1.1. A Melancolia. 
             3.1.2. Amor (uma entrevista)
             3.1.3. Barfly (o filme, Barbet Schröeder, 1987, com Mickey Rourke)
             3.1.4. Born into this. Uma sessão de leitura - legendada.
      3.2. Luiz Pacheco
             3.2.1. O cachecol do artista - episódio contado pelo editor Vítor Silva Tavares
             3.2.2. Luiz Pacheco, o libertino - documentário completo.
             3.2.3. Comunidade - Um conto, um ensaio, um poema, um sermão?
4. «Shoop»: a cançao de Deadpool. Só tenho uma forma de descrever o filme: Stand up Super Hero,


2.2. Arte Poética

Arte Poética

Escrever um poema
é como apanhar um peixe
com as mãos
nunca pesquei assim um peixe
mas posso falar assim
sei que nem tudo o que vem às mãos
é peixe
o peixe debate-se
tenta escapar-se
escapa-se
eu persisto
luto corpo a corpo
com o peixe
ou morremos os dois
ou nos salvamos os dois
tenho de estar atenta
tenho medo de não chegar ao fim
é uma questão de vida ou de morte
quando chego ao fim
descubro que precisei de apanhar o peixe
para me livrar do peixe
livro-me do peixe com o alívio
que não sei dizer

Adília Lopes, in 'Um Jogo Bastante Perigoso' 


































































4. 

Sem comentários:

Enviar um comentário