segunda-feira, 14 de março de 2016

Do surrealismo - por Maria Manuel Achega

O surrealismo é um movimento poético,  literário, filosófico e artístico, nascido em França, transversal a todas as artes.
Esta corrente  inscreve-se entre as duas guerras mundiais do séc.xx, em que é necessário redefinir o homem e o mundo.
 Impulsionado por André Breton,( 1896-1966) escritor francês, criador do movimento surrealista tem como filosofia  transformar a sociedade e revolucionar as mentalidades .Opõe a ordem e as convenções a um espírito de liberdade fundado no poder do sonho, do desejo e do instinto.

As teorias psicanalistas  de Freud, (1856-1939) austríaco, médico, fundador da psicanálise são a génese para novos estudos estéticos sobre a palavra e a imagem onde grandes pintores como Magrite ( 1898-1967 ) pintor belga que com uma técnica figurativa questiona sistematicamente as ligações entre as coisas, a hipotética realidade,  a imagem, e o seu conteúdo.  Abre de maneira estranha as portas do imaginário onde sobressaem na mesma tela, pinturas de  realidades visuais muito distantes onde acaba por se impor uma ideia, um sentimento, a riqueza interior do indivíduo.   
Os conceitos inovadores que o caracterizam, escrita automática, imagem com sobreposições impensáveis invertem os cânones existentes , nos domínios da literatura e da pintura, até ao aparecimento destes novos conceitos.

Estas extraordinárias manifestações artistícas explicam a força desta corrente cultural colocadas à disposição do Homem para a sua libertação, que exprimem o desejo do fantástico, do maravilhoso, do estranho, onde se pode ler uma  realidade ausente.   

Sem comentários:

Enviar um comentário